Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

01/11/2011

Vera Menchick - A 1ª Campeã Mundial Feminina


Vera Menchik (Tcheco: Věra Menčíková, 16 de fevereiro de 1906, Moscovo27 de Junho de 1944, Londres) foi uma xadrezista tcheco-inglesa e a primeira campeã mundial pelo Campeonato Mundial Feminino de Xadrez.

Nasceu em Moscovo, de pai tcheco e mãe britânica, aprendeu a jogar xadrez aos nove anos de idade com o pai. A família foi para a Inglaterra em 1921, e Vera venceu o Campeonato Feminino Britânico daquele ano. No ano seguinte, começou a ser treinada por Géza Maróczy, um dos melhores xadrezistas do mundo no início do século XIX.

Ela venceu o Campeonato Mundial Feminino em 1927 e defendeu com sucesso seu título seis vezes durante sua vida, e perdendo apenas um jogo, vencendo 78 e empatando 4.

Em 1937, casou-se com Rufus Henry Streatfeild Stevenson (1878-1943), editor da revista Xadrez Britânico (British Chess Magazine) e depois secretário honorário da Federação Britânica de Xadrez.

Quando ela participou do torneio de Carlsbad em 1929, Albert Becker, um mestre Vienese, ridicularizou a sua participação propondo que qualquer jogador que fosse derrotado por ela deveria ser membro do Vera Menchik Club. O próprio Becker foi o primeiro membro. O Vera Menchik Club eventualmente incluiu outros xadrezistas famosos como Jacques Mieses, Frederick Yates, Albert Becker, Friedrich Sämisch, Max Euwe e Edgar Colle.

Olga, a irmã mais nova de Vera, também era uma xadrezista profissional. Enquanto Vera ainda estava reinando como campeã mundial, as duas irmãs e a sua mãe foram mortas por um foguete V-1 jogado sobre Londres, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em sua homenagem, nos dias atuais o troféu para a equipa vencedora da Olimpíada Mundial de Xadrez é conhecido como Vera Menchik Cup.