Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2

A Associação Peão Cavalgante é Clube Formador de FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) - Grau 2.

17/10/2009

Razões para esta Candidatura - Arbitragem - FPX - Eleições

O Arbitro Internacional Carlos Oliveira Dias pediu-me para divulgar este texto no blog da Academia Xadrez Benedita


Razões para esta candidatura:

Com a entrada em vigor dos novos Estatutos da FPX, por via das exigências colocadas pela Lei de Bases (nº 5/2007) e do Regime Jurídico das Federações Desportivas (DL nº 248-B/2008), abriu-se um novo ciclo na vida da nossa Federação.

Sendo este ciclo uma nova janela que se abre para a FPX onde os diversos órgãos sociais passarão a ter maior representatividade e democraticidade porque não aproveitar a oportunidade para lhe dar uma melhor reestruturação e organização?

O xadrez nacional tem vivido nos últimos tempos uma situação de grave desorganização que tem resultado numa enorme instabilidade a vários níveis. A nossa candidatura não será panaceia para essa enfermidade mas dará, certamente, um bom contributo na área para a qual estamos mais vocacionados.

È importante tornar a arbitragem no xadrez mais atractiva. O aparecimento de apenas uma lista é sintomático do desinteresse da própria classe.

Os nossos candidatos a delegados são pessoas com provas dadas na área da arbitragem a quem reconheço capacidade de trabalho para integrarem esta lista cuja candidatura assenta nos seguintes pressupostos:

1. Fazer propostas no sentido do Conselho Nacional de Arbitragem se tornar um órgão activo, sendo para tal de capital importância a sua independência (a );
2. Pugnar pela verdade desportiva, transparência e democraticidade.
3. Dar o nosso contributo para o desenvolvimento do Xadrez Nacional, por forma a recuperar a credibilidade da nossa Federação.

( a ) Facilmente constatável que os últimos Conselhos Nacionais de Arbitragem, enfermaram de falta de independência, constituindo tal facto motivo de travão ao desenvolvimento e funcionalidade dos mesmos.

Apesar de esta ser lista única, não deixa de ser importante que os Árbitros exerçam dia 25 de Outubro, o seu direito de voto, iniciando com isso um ciclo que todos esperamos mais participativo.

Carlos Oliveira Dias

Lista candidata aos representantes dos árbitros

1. Carlos Dias

2. Joaquim Pinho
3. João Cálix

Suplentes:
1. Eduardo Viana
2. António Valente
3. André Russo



Programa de Possível candidatura ao C.N.Arbitragem

No programa que apresentamos, a nossa função é assumida como uma função de coordenação da arbitragem em estreita cooperação com a direcção de competições da FPX. Estamos sensíveis ao aperfeiçoamento técnico da arbitragem e apoiaremos projectos desenvolvidos por iniciativa das associações territoriais e dos clubes desde que mereçam a aprovação da direcção da FPX.

Propomo-nos desenvolver as seguintes acções:

- Alargar o quadro oficial de árbitros nacionais e internacionais;
- Proceder à sua nomeação e classificação;
- Melhorar o seu nível técnico;
- Promover acções de formação técnica, nomeadamente nas componentes (regras, técnicas de arbitragem e domínio do swiss-manager), sendo importante que todos os Clubes participem nas acções de formação com, pelo menos, dois membros, o que a ser conseguido irá dotar todas as secções de quadros capazes de desempenhar funções na arbitragem.
- Contribuir para a harmonização de regulamentos tornando-os claros e reduzindo as situações de conflito;
- Manter uma boa coordenação e entendimento com todos os órgãos sociais da FPX especialmente com a área das competições;
- Manter a necessária interacção com a FIDE no que diz respeito à arbitragem


Programa subscrito pelos candidatos desta lista